Música – Alpine Connection

Fusão de Música tradicional moçambicana com Jazz e Folk Suíço com os músicos Matchume Zango (Moçambique), Jul Dillier e Matthias Abächerli (Suiça) e Chris Norz (Austria).

Matchume Zango é actualmente um dos representantes mais importantes da música chopi moçambicana. Em numerosos projetos de intercâmbio com músicos de jazz, músicos tradicionais, artistas performativos e de todo o mundo, ele continua a colocar as suas raízes tradicionais em ambientes diferentes tal como a banda Alpine Connection, com os músicos Jul Dillier e Matthias Abächerli da Eletrónicos Suíça e Chris Norz da Áustria.

Matchume Zango e os suíços Jul Diller e Matthias Abächerli – que formam o grupo Forest Jam — tiveram seu primeiro contacto na África do Sul, onde tomaram a iniciativa de formar uma banda que ganhou vida depois de duas semanas de residência artística na Suiça, apoiada pelo Conselho Suíço de Artes Pro Helvetia de Joanesburgo. O Grupo ficou completo com a participação do baterista austríaco Chris Norz, formando o quarteto Alpine Connection que passou por intensos ensaios, gravações e concertos na Suíça, na Áustria e chega agora a Moçambique.

O som deste agrupamento é uma mistura de música tradicional moçambicana, Jazz e música folclórica suíça. Os membros da banda tocam vários instrumentos que variam em cada música com um espectro sonoro eclético. Dessa forma, a música pode variar entre batidas mínimas poderosas e rítmicas muito subtis e delicadas. A improvisação é um elemento muito importante do som da banda, principalmente em shows ao vivo com passagens de solo longas e abertas que permitem que o público veja a interacção entre a banda e os instrumentos. Instantaneamente, eles criam momentos íntimos ou estáticos, permitindo que as músicas se desenvolvam em direções diferentes. O principal objetivo da residência em Maputo é ampliar o repertório da banda, diferenciar seu estilo e criar novas músicas, compostas e arranjadas colectivamente.

Formação:
Matchume Zango: Timbila, Mbira, Xitende, Percussion, Vocals
Jul Dillier: Fender-Rhodes, Piano, Accordion�
Matthias Abächerli: E-Bass, Violin
Chris Norz: Drums, Percussion

JOIN THE DISCUSSION

12 − eleven =