Alimentos pobres em carboidratos

Os principais alimentos pobres em carboidratos são carnes, frango, peixes, ovos e as gorduras, como manteiga e azeite. Além desses, existem também frutas e verduras que têm baixo de carboidrato e que são normalmente utilizadas em dietas de emagrecimento, como melão, mamão, abobrinha e berinjela.

O carboidrato é um nutriente que está presente em grande parte dos alimentos ricos em farinha e açúcar, especialmente nos industrializados, que devem ser evitados em dietas para perda de peso. Porém, a ausência de carboidrato pode provocar sintomas como dor de cabeça, mau humor, dificuldade de concentração e até mau hálito.

Alimentos com baixo carboidrato e ricos em proteína

Os alimentos pobres em carboidratos e ricos em proteína podem são as carnes, frango, peixes, ovos, queijos e iogurtes naturais. A carne, o peixe e o ovo são alimentos que não têm nenhum grama de carboidrato na sua composição, enquanto o leite e seus derivados possuem carboidratos em pequenas quantidades, sendo o leite puro o que tem mais carboidrato.

Alimentos com baixo carboidrato e ricos em gorduras

Os alimentos pobres em carboidrato e ricos em gordura são os óleos vegetais, como óleo de soja e de girassol, o azeite, a manteiga, o creme de leite, as sementes como chia, gergelim e linhaça, e as oleaginosas, como castanhas, amendoim, avelã e amêndoa. O leite e o queijo também são ricos em gordura, mas enquanto o leite ainda possui carboidrato em sua composição, os queijos normalmente não têm nada ou muito pouco carboidrato.

É importante lembrar que alimentos como bacon, salsicha, linguiça, presunto e mortadela também são pobres em carboidratos e ricos em gordura, mas por terem muita gordura saturada e conservantes artificiais, devem ser evitados na dieta.

Frutas e verduras pobres em carboidratos

Os os vegetais pobres em carboidratos são:

  • Abobrinha verde, acelga, agrião, alface, aspargos, berinjela, brócolis, cenoura, chicória, chuchu, couve, couve-flor, espinafre, limão , nabo, pepino, quiabo, rabanete, repolho, tomate;
  • Abacate, ameixa, carambola, framboesa, melão, melancia, morango e pêssego.

Além disso, as bebidas como chás e café sem açúcar também não têm carboidratos e são pobres em calorias, podendo ser usados em dietas para perda de peso.

Cardápio da Dieta pobre em Carboidrato

A tabela a seguir trás um exemplo de um cardápio de 3 dias que pode ser utilizado em dietas pobres em carboidratos:

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da Manhã 1 copo de iogurte natural com 3 colheres de granola low carb 1 xícara de café + 1 fatia de pão integral com ovo e queijo 1 xícara de café + 2 ovos mexidos com creme de ricota
Lanche da Manhã 2 fatias de mamão + 1 col de farelo de aveia 1 ameixa + 5 castanhas de caju 1 copo de suco verde
Almoço/Jantar purê de abóbora + frango ao forno com molho de tomate + salada verde macarronada de abobrinha com carne moída e molho pesto estrogonofe de patinho + arroz de couve-flor + legumes salteados no azeite
Lanche da Tarde café + 1 fatia de pão integral com ovo e queijo 1 banana congelada batida com 2 pedras de gelo + 1 iogurte natural 6 biscoitos de arroz + pasta de amendoim + 2 fatias de queijo minas

Além de reduzir o teor de carboidratos na dieta, também é necessário consumir menos calorias do que se gasta, sendo importante praticar atividade física regularmente para ajudar na queima de gordura.

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