Especial DocLisboa

Os Canais TVCine e o Doclisboa mantêm a sua parceria pelo quarto ano consecutivo. Assim, o warm-up para o festival de documentários mais importante do país acontece também no TVCine 2, a 17 de Outubro, dia de arranque evento, com o Especial Doclisboa’19, onde serão exibidos 3 filmes patentes na última edição.

 

O Doclisboa pretende questionar o presente do cinema, em diálogo com o seu passado, assumindo o cinema como um modo de liberdade. O seu contributo para a definição de um território forte e estável para o documentário em Portugal é assim inegável. Também os Canais TVCine partilham desta visão, pelo que o género documental assume um papel regular e relevante na programação, nomeadamente com os Especiais Documentários no TVCine 2, nas noites de terça-feira, dedicados aos mais variados temas do documentário.

 

Em outubro, o Doclisboa terá a sua antestreia no TVCine 2, dia 17, quinta-feira, a partir das 20h05, com a exibição de Retratos de Identificação, Karelia: International with Monument e An Open Rose.

 

 

Retratos de Identificação | 17 de Outubro, quinta-feira, às 20h05, no TVCine 2

Duas antigas guerrilhas observam, pela primeira vez, as suas próprias fotografias, tiradas pela polícia durante a ditadura militar brasileira. O passado emerge através das fotografias e, com ele, histórias de violência até agora desconhecidas.

 

Karelia: International with Monument | 17 de Outubro, quinta-feira, às 21h25, no TVCine 2

Documentário que explora as misteriosas florestas entre a Finlândia e a Rússia, local onde se cruzam histórias traumáticas de folclore e magia.

 

An Open Rose | 17 de Outubro, quinta-feira, às 23h00, no TVCine 2

Partindo de cartas enviadas da prisão por Rosa Luxemburg, em 1917, este documentário foca-se na ´joie de vivre´ desta ativista política. Mesmo presa, o seu fascínio pela natureza era e continua a ser contagiante, em vários pontos e culturas do mundo.

Previous article

O Candidato Principal

Next article

Colette

JOIN THE DISCUSSION

8 + seven =