Taís Araújo desiste de viver cientista no cinema por causa do tom de pele

 

A actriz Taís Araújo tinha sido escolhida para interpretar a cientista Joana D´Arc Félix, brasileira que já recebeu mais de 72 prémios em química e sustentabilidade. Porém, a actriz decidiu desistir do papel por conta do seu tom de pele. Quem noticia é o site Notícias da TV.

Após a informação de que Taís daria vida à Joana nos cinemas, muitas pessoas fizeram comentários online criticaram a escolha, pois a cientista tem um tom de pele diferente do da actriz. E ela concordou com isto.

“É algo curioso, porque às vezes você pensa que é uma pessoa instruída, e mesmo assim comete falhas. Eu reflito sobre isso o tempo todo. Quando anunciaram que eu ia fazer a Joana D’Arc, tiveram vários comentários criticando, falando ‘Ela é muito clara’. E quando eu li aquilo, vi que eles estavam totalmente certos”, disse Taís.

Ela acrescenta que já faz muita coisa nos cinemas e na TV e, portanto, pode deixar espaço para uma outra actriz, da mesma tonalidade de pele que Joana, assumir o papel. “Nosso país tem milhões de problemas, e essa actriz de pele mais escura deve estar cansada de ouvir que não pode fazer um ou outro papel porque não é adequado para ela. Nesse caso, o papel é absolutamente adequado, então ninguém vai dizer que ela não pode fazer”.

A atitude de Taís é louvável, pois o que ela disse é um facto. Mulheres negras já têm dificuldades em conseguir algum tipo de visibilidade na mídia, e o colorismo delas restringe ainda mais as oportunidades devido à nossa sociedade preconceituosa e distintiva.

“Acho que essa inclusão é muito recente e nós vamos cometer falhas, e vamos cometer excessos. É um caminho que nunca trilhamos, e que não sabemos onde vai dar. Mas com certeza vai ser para um mundo diferente, mais justo, porque nesse aqui nós já vivemos demais e cansou”, afirma.

Famosidades

JOIN THE DISCUSSION

two × four =