Chás permitidos para emagrecer no pós parto

Tomar chá no pós-parto é uma óptima forma de emagrecer porque aumenta a produção de leite materno e com isso o gasto calórico do corpo da mãe que consume a gordura acumulada durante os 9 meses de gravidez como fonte de energia. Além disso, tomar bastante chá no pós-parto também favorece a circulação e ajuda a desinchar, principalmente após a cesária.

Mas nem todos os chás podem ser usados na amamentação porque podem alterar o sabor do leite ou provocar desconforto ou cólicas no bebé.

Melhores chás para mãe que amamenta

Assim, os chás mais indicados para perder peso após o parto, mas que não prejudicam a amamentação e nem o bebé são:

  • Cardo mariano: 

Um dos melhores chás indicados para emagrecer depois do parto pois possui uma substância chamada silimarina que potencia a produção de leite materno. O cardo mariano pode ser também utilizado como suplemento em forma de pó para aumentar a produção de leite materno, podendo ser encontrado nas farmácias.

Para fazer o chá de cardo mariano basta colocar uma colher de chá de sementes de cardo mariano para cada xícara de água fervente, deixar descansar por 15 minutos, coar e beber 30 minutos antes das refeições principais, almoço e jantar.

  • Erva-cidreira:

Ótimo porque melhora a digestão e combate os gases, o que pode ser uma das causas da barriga inchada nesta fase. Você pode tomar 2 ou 3 vezes por dia, nos horários entre as principais refeições ou 30 minutos antes do almoço e do jantar, de preferência sem adoçar.

Para preparar basta colocar uma saqueta de erva-cidreira numa xícara de água quente e deixar repousar por 3 minutos, devidamente tapado. Tomar morno.

  • Camomila:

Vai te manter calma e o bebê também, garantindo uma melhor recuperação no pós-parto. Pode ser útil para acalmar o estômago e te deixar mais serena, e como é secretado pelo leite, também deixa o bebê mais tranquilo. Pode ser útil tomar 1 hora antes de amamentar, perto da hora do bebê dormir.

Este chá ajuda a emagrecer porque dormindo bem, é mais fácil descansar e fazer as melhores escolhas alimentares, preferindo alimentos menos calóricos.

Melhores chás para mãe que não amamenta

Para aumentar a velocidade de emagrecimento após o parto quando a mãe não amamenta podem ser utilizados:

  • Chás com cafeína, como o chá preto, chá verde ou chá mate, que ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar gorduras.
  • Chás diuréticos, como chá de alecrim, arenária, cavalinha ou erva-doce, que ajudam a desinchar.

Esses chás não podem ser tomados quando a mulher amamenta porque a cafeína passa para o leite materno e pode provocar insônia no bebé e os chás diuréticos podem provocar desidratação e diminuir a produção de leite.

Dieta para emagrecer no pós-parto

A dieta para emagrecer no pós-parto tem que ser balanceada, rica em alimentos naturais, como frutas, legumes, cereais integrais e peixe. Nessa dieta também é importante evitar alimentos gordurosos e com muito açúcar, como frituras, embutidos, bolos e refrigerantes, por exemplo.

Porém, as transformações no corpo da mãe acontecem ao longo 9 meses de gravidez e deve-se esperar-se pelo menos esse tempo para voltar ao peso antes de engravidar. Porém, se após 6 meses a mulher ainda não se sente bem com o seu peso deve consultar um nutricionista para fazer uma dieta adequada sem prejudicar a produção de leite.

A dieta deve ser bem equilibrada, contendo boas quantidades de ferro, proteína, zinco e vitamina A para evitar e combater a queda de cabelo que acontece após o nascimento do bebé.

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