Como usar o Gengibre contra Enxaqueca

O gengibre é um ótimo remédio caseiro para enxaqueca porque ele possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a dor. O segredo para que o gengibre reduza bastante a dor é ingeri-lo assim que achar que a enxaqueca vai começar. Além disso, deve-se evitar os fatores que podem desencadear a enxaqueca, como música alta, estresse, excesso de atividade física, longo tempo sem comer e dormir mal durante a noite.

Quando estiver com enxaqueca deve-se aumentar o consumo de gengibre, por isso indicamos aqui algumas receitas interessantes.

  1. Chá de gengibre com canela

Ingredientes

1 cm de gengibre, 1 pau de canela e 180 ml de água

Modo de preparo

Junte os ingredientes numa panela e leve ao fogo durante alguns minutos, até ferver, coe e depois beba quando estiver morno.

  1. Água de gengibre 

Ingredientes

  • 4 a 5 rodelas ou 2 colheres de sopa de raspas de gengibre
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Adicionar o gengibre na garrafa de água e ir tomando ao longo do dia.

  1. Suco de cenoura com gengibre 

Ingredientes

2 cenouras médias sem casca e 1 colher de café de gengibre em pó

Modo de preparo 

Passar as cenouras pela centrífuga e depois adicionar o gengibre em pó ao suco concentrado e tomar a seguir.

  1. Molho de gengibre 

Ingredientes

100 ml de Molho de soja (shoyu), 120 ml de água, 80 Gramas de Gengibre fresco, meia Cebola roxa, 1 Colher de sopa de Suco de limão, 1 Colher de café de sal e 1 Colher de café de açúcar

Modo de preparo 

Ralar o gengibre e a cebola e depois adicionar todos os ingredientes num recipiente de vidro e mexer muito bem. Depois disso, o molho está pronto e pode ser usado para temperar saladas, legumes e carnes.

  1. Gengibre em conserva

Ingredientes

400 g de gengibre, 1/2 xícara de açúcar, 1 xícara de vinagre, 3 colheres de chá de sal e 1 recipiente de vidro de aproximadamente 1/2 litro com tampa

Modo de preparo 

Descascar o gengibre e depois fatiar, deixando fatias finas e compridas. Cozinhar somente em água até ferver e depois deixar esfrias naturalmente. A seguir deve juntar os outros ingredientes e levar ao fogo para cozinhar por cerca de 5 minutos depois de levantar fervura, em fogo baixo. Depois disso, deve guardar o gengibre num recipiente de vidro por no mínimo 2 dias antes de consumir.

Esta conserva caseira de gengibre dura cerca de 6 meses, se mantida sempre na geladeira.

  1. Gengibre cristalizado

Ingredientes

1kg de gengibre fresco, 1kg de açúcar, Água filtrada e Açúcar para polvilhar

Modo de preparo

Descasque e corte o gengibre em fatias finas. Leve ao fogo com água suficiente para cobrir tudo, e deixe ferver e então, escorra a água. Repita essa operação 4 vezes, sempre trocando a água. Na última, escorra e leve novamente ao fogo com 2 litros de água e o açúcar. Deixe ferver em fogo médio até secar todo o líquido. Mexa algumas vezes, com cuidado para não queimar. Retire do fogo e deixe num tabuleiro para secar. Passe no açúcar e guarde em embalagem devidamente fechada.

  1. Gengibre em cápsulas 

O gengibre pode ser encontrado em cápsulas sendo uma boa estratégia para os períodos em que a mulher sabe que tem mais chances de ter uma crise de enxaqueca, antes ou durante a menstruação, por exemplo. É recomendado tomar de 200 à 400 mg por dia, para alcançar seus benefícios.

O gengibre em cápsulas pode ser comprado em algumas farmácias e lojas de produtos naturais, mas deve ser consumido com orientação do médico, farmacêutico ou fitoterapeuta.

Tua saúde

JOIN THE DISCUSSION

one × 1 =