Como poupar sem parar de usar os aparelhos que mais consomem energia

Como você sabe, os aparelhos mais eficientes são rotulados com a letra A. E, ao contrário daqueles que consomem mais energia durante a operação foram atribuídos a letra G. No mercado, portanto, pode encontrar produtos referidos sete diferentes tipos de eficiência energética. A decisão final de compra é sua.

Geleiras, freezers, lavadoras, secadoras, lava-louças, fogões, exaustores, lâmpadas e outros dispositivos eléctricos de iluminação, ar condicionado e aquecimento, televisores, aspiradores de pó, computadores, máquinas de café, aquecedores de água … Nossas casas são o lar de um grande número de pequenos e grandes aparelhos. Você sabe quais são os cinco que mais afectam sua factura de energia eléctrica?
Abaixo, fornecemos uma série de dicas para salvar todos os meses sem precisar usá-las.
Para desligar raramente consumo é muito visível, mas o seu poder não é demasiado grande (200 watt em comparação com 2000 W a partir de um secador, por exemplo).

Frigoríficos

A escolha de um loca ideal para colocar o frigorífico é muito importante, pois a sua localização deve permitir a circulação de ar através de suas costas. Além disso, o refrigerador deve estar localizado longe de fontes de calor ou luz solar directa.

Entre as recomendações publicadas regularmente pelo Instituto para a Diversificação e Poupança de Energia (IDAE) em Espanha, incluem o seguinte:

– Não compre um equipamento maior do que o necessário.

– Não introduza alimentos quentes no refrigerador.

– Limpe a parte de trás do aparelho pelo menos uma vez por ano.

Televisor

Dependendo da tela, o que consome menos energia é o LED, em seguida, o LCD (liquid crystal display) e, finalmente, o plasma.

Não deixe a TV no modo “standby”.

Máquina de lavar roupa

A máquina de lavar roupa é o terceiro aparelho que consome mais energia. Opte sempre pelo programa “ECO” que inclui o seu dispositivo se, depois de ler as instruções do fabricante, achar que satisfaz as suas necessidades.

Aplique programas de baixa temperatura, pois eles consomem menos reduzindo a energia usada durante o processo de aquecimento de água.

Valorize a possibilidade de adquirir uma lavadora termo-eficiente. Entre suas vantagens destaca-se a redução de até um 25% do tempo de lavagem.

Lava-louças

Em muitas ocasiões, o uso da máquina de lavar louça é mais económico (em água e energia) do que a lavagem tradicional à mão; contanto que seja usado quando estiver cheio, é claro.

A lavadora de louça gasta pouquíssima água (10-14 litros / ciclo). Mas a boa manutenção sempre melhora seu desempenho energético. Portanto, limpe o filtro e verifique os níveis de abrilhantador e sal como de costume.

Não é necessário enxaguar os pratos antes de colocá-los na máquina de lavar louça, basta remover os restos sólidos. No entanto, se você está acostumado a fazer isso, use água fria.

Computadores
Os laptops consomem muito menos do que os computadores desktop, incluindo dispositivos mais eficientes.

O screensaver mais eficiente é o preto.

A tela do computador é o elemento que consome mais energia, sendo recomendado o flat.

Para equipamentos de escritório, o sistema voluntário de rotulagem de eficiência energética é aplicado: EcoLabel (a nível europeu) e Energy Star (internacional).

Optimize também seus pequenos aparelhos
Em geral, pequenos aparelhos que executam acções mecânicas, como bater ou cortar, têm baixo consumo de energia.

No entanto, aqueles que produzem calor (como a fritadeira ou a cafeteira, entre outros) requerem maiores poderes e geram consumos importantes.

Usar um barbeador eléctrico pode, dependendo do caso, significar menos gasto de energia do que um barbear natural: tudo depende de quanto tempo você mantém a torneira de água ligada!

Se sua torradeira tiver dois slots, use sempre duas torradas.

Aproveite o aquecimento do ferro para deixar sem rugas grandes quantidades de roupas ao mesmo tempo.

Gestão adequada de resíduos
Todos os equipamentos eléctricos e electrónicos devem ser tratados separadamente como resíduos a partir do momento em que você decide, por exemplo, trocá-los por outros modelos mais eficientes. É especialmente importante a gestão adequada daqueles que incluem circuitos com gases refrigerantes

JOIN THE DISCUSSION

thirteen + eleven =