Conheça o melhor horário para consumir batata-doce e obter os benefícios

A batata-doce é um alimento que faz parte dos carboidratos bons que possuem baixos níveis glicêmicos e por isso, é saudável e traz muitos benefícios para a saúde. O carboidrato bom é aquele que apresenta nutrientes saudáveis, poucas calorias e muitos benefícios para o corpo. A batata-doce, além de ser saudável, possui benefícios para emagrecer.

Conheça os nutrientes da Batata-doce

Todos os benefícios encontrados na batata-doce vêm de substâncias saudáveis presentes nela, como os carboidratos, as fibras alimentares, as vitaminas A, B1 e B5, o fósforo, o cálcio, o potássio, o ferro e o sódio.

Esses nutrientes também são encontrados na batata-inglesa também muito usada para emagrecer – mas em menores quantidades do que na batata-doce e, por isso, muita gente está a incluindo na dieta.

Como consumir a Batata-doce

A batata-doce é muito fácil de preparar e pode ser comida com outros alimentos. Você pode consumi-la cozinhada ou até assada, cortando rodelas e levando ao forno. Outra dica é misturar alimentos e comê-la na salada ou com iogurte, para potencializar os efeitos.

Outra forma de adquirir mais benefícios em pouco tempo é combinando o carboidrato da batata-doce com as proteínas. Alimentos ricos em proteínas são fundamentais para a regeneração do músculo e para o ganho de massa muscular. Você pode optar por comer um filé de peito de frango ou peixe.

Benefícios encontrados na Batata-doce

As pessoas que a consomem conseguem de facto emagrecer, pois a combinam com outros alimentos saudáveis em uma dieta e praticam actividades físicas regularmente. Os carboidratos presentes e as fibras ajudam a saciar e dão mais energia para os treinos. Mas não pense que a batata-doce é útil apenas para emagrecer, ela traz consigo muitos benefícios para a saúde do nosso coração e de nossa pele.

Por ser rica em antioxidantes, as batatas-doces protegem nossa pele dos danos que podem ser causados pelos radicais livres e, ainda ajudar a controlar as rugas que podem aparecer com o tempo. A vitamina C encontrada em sua composição ajuda a combater os danos oxidativos e sua pele fica macia e saudável.

A batata-doce também é liberada para os diabéticos, pois seu carboidrato é de baixo nível índice glicémico e ela ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. O betacaroteno presente nela também é muito útil para melhorar a saúde dos olhos, prevenindo doenças como cataratas e melhorando a visão noturna. A vitamina A ainda age contra retinite pigmentosa.

Os antioxidantes, o beta-caroteno, a vitamina B6, o potássio e o sódio são nutrientes essenciais para tratar a saúde do coração, ajudando a diminuir o colesterol ruim, dando mais flexibilidade para as artérias e melhorando o fluxo sanguíneo, mantendo o ritmo do coração e diminuindo os riscos de pressão alta.

Qual o melhor horário para consumir?

O melhor horário para consumir batata-doce, no caso dos praticantes de musculação a orientação é o consumo antes do treino pois ela é fonte de energia e também auxilia no ganho de massa magra, que é activado pelos exercícios de força.

Para aqueles que querem perder peso é essencial se alimentar no mínimo 40 min antes do treino, neste caso a batata-doce auxilia na queima de gordura manutenção da massa magra. Ela também ajuda na sensação de saciedade ao longo de todo o dia, o que ajuda a não exagerar nas refeições.

Quem é atleta ou já pratica uma actividade física de alta intensidade a um certo tempo, deve combinar dois momentos para o consumo, dessa forma todos os benefícios serão adquiridos. O atleta precisa de muita energia para a prática do exercício, então é essencial o consumo antes do treino. Após a actividade, a batata-doce também é muito importante, tanto para a reposição da energia, quanto a regeneração dos músculos.

saudeemgeral.com.br

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