Síndrome do Ovário Policístico: Causas, Sintomas e Tratamentos

Síndrome dos ovários policísticos, é uma condição em que os níveis de hormónios sexuais uma mulher, o estrogênio e progesterona estão fora de equilíbrio. Isto leva ao crescimento de cistos ovarianos (massas benignas nos ovários). Além disso, a síndrome dos ovários policísticos pode causar problemas com o ciclo menstrual das mulheres, fertilidade, função cardíaca e aparência.

De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA , entre 1 em 10 e 3 em 20 mulheres em idade fértil sofre de síndrome dos ovários policísticos A condição atualmente afecta até 5 milhões de mulheres nos Estados Unidos.

O que Causa Síndrome do Ovário Policístico?

Embora a causa exacta da síndrome dos ovários policísticos não seja conhecida, os médicos acreditam que os desequilíbrios hormonais e a genética desempenham um papel. As mulheres são mais propensas a desenvolver a síndrome dos ovários policísticos se sua mãe ou irmã também tem a condição.

A superprodução do andrógeno hormonal pode ser outro factor contribuinte. Andrógeno é um hormónio sexual masculino que os corpos das mulheres também produzem. As mulheres com síndrome dos ovários policísticos frequentemente produzem níveis de andrógeno acima do normal. Isso pode afectar o desenvolvimento e liberação de ovos durante a ovulação. Excesso de insulina (um hormónio que ajuda a converter açúcares e amidos em energia) pode causar níveis elevados de andrógeno.

Sintomas de Síndrome do Ovário Policístico

Os sintomas de síndrome dos ovários policísticos geralmente começam logo após uma mulher começa a menstruar. O tipo e gravidade dos sintomas varia de pessoa para pessoa. A característica mais comum de síndrome dos ovários policísticos é menstruação irregular.

Uma vez que a síndrome dos ovários policísticos é marcada por uma diminuição das hormonas sexuais femininas, esta condição pode fazer com que as mulheres desenvolvam certas características masculinas, tais como:

  • Excesso de cabelo na face, peito, estômago, polegares ou dedos
  • Diminuição do tamanho do peito
  • Voz mais profunda
  • Cabelo fino

Outros sintomas incluem:

  • Acne
  • Ganho de peso
  • Dor pélvica
  • Ansiedade ou depressão
  • Infertilidade

Embora não sintomas da doença, muitas mulheres com síndrome dos ovários policísticos têm outros problemas de saúde concomitante, como diabetes, hipertensão e colesterol alto. Estes estão ligados ao ganho de peso típico em pacientes com síndrome dos ovários policísticos.

Como a Síndrome do Ovário Policístico é Diagnosticada?

Não há teste definitivo para síndrome dos ovários policístico. Para fazer um diagnóstico, o seu médico irá rever o seu histórico médico e sintomas e realizar testes para descartar outras possíveis condições. O seu médico irá realizar um exame físico e pélvico para procurar sinais de síndrome dos ovários policístico, tais como os ovários inchados ou um clitóris inchado.

Testes de sangue para medir os níveis hormonais são normalmente encomendados, bem como:

  • Testes da função tireoidiana para determinar quanto do hormônio da tireóide seu corpo produz
  • Testes de glicose em jejum para medir seus níveis de açúcar no sangue
  • Testes de nível lipídico para avaliar a quantidade de colesterol em seu sangue

Um ultra-som vaginal permite que seu ginecologista crie imagens em tempo real de seus órgãos reprodutivos. A laparoscopia pélvica é um procedimento cirúrgico em que seu médico faz uma pequena incisão em seu abdômen e insere uma pequena câmera para verificar se há crescimentos em seus ovários. Se houver crescimento, o seu médico pode tomar uma pequena amostra de tecido (biópsia) para exame mais aprofundado.

Como é Tratado a Síndrome do Ovário Policístico?

O tratamento da síndrome dos ovários policístico não é curativo. O tratamento centra-se em controlar os sintomas e controlar a condição para prevenir complicações. O tratamento irá variar de mulher para mulher, dependendo de sintomas específicos.

Uma dieta saudável e exercício físico regular é recomendado para todas as mulheres com síndrome dos ovários policístico, especialmente aqueles que estão com sobrepeso. Isso pode ajudar a regular seu ciclo menstrual e diminuir seus níveis de glicose no sangue.

http://www.saudedica.com.br

JOIN THE DISCUSSION

three × four =