Formas naturais de prevenção de pragas no seu jardim

apresentamos métodos que ajudarão a evitar que as pragas assolem o seu jardim, e parte disso começa na planificação e na maneira como dia a dia lidamos com o jardim.


1- Mantenha o seu jardim limpo

Ervas daninhas em redor das plantas são favoráveis ao aparecimento de insectos. Remova restos em deterioração que podem servir de alimento e abrigo das pragas

2- Escolha o lugar certo para plantar

Faça a sementeira no sítio do seu jardim que seja mais favorável à germinação.  Plantas que necessitam de mais sol devem ser semeadas em zonas que recebam mais horas de luz. Quando as plantas não beneficiam de boas condições de crescimento, ficam mais vulneráveis a pragas e doenças.

3- Prepare bem o solo:

Em caso de plantio em vasos, utilize solo com o equilíbrio certo e certifique-se da sua origem. Nunca reutilize solo de onde foi retirada uma planta doente.

4- Mude frequentemente a localização das plantas:

Faça rotação dos lugares onde cada planta é semeada. Semear uma planta no mesmo lugar em anos seguidos aumenta a possibilidade de insectos se estabelecerem permanentemente.

5- Mantenha as plantas saudáveis:

Plantas sãs, tornam-se mais resistentes aos ataques de pragas. Utilize as quantidades certas de água, luz e fertilizante. As plantas que estão a morrer devem ser removidas ou pelo menos separadas.

6- Aprenda a diagnosticar problemas:

Compreender os hábitos das pragas mais comuns é uma forma bastante eficaz de evitar o seu aparecimento. Para verificar o aparecimento de insectos que se propagam em terras mais húmidas, deve controlar a humidade do solo com mais regularidade. Se encontrar insectos que preferem crescer debaixo de folhas, examine as plantas com mais frequência. Se uma folha estiver a ser atacada, remova-a imediatamente.

7- Chame os pássaros  e mantenha os bons insectos no seu jardim:

Disponibilize um lugar com comida para os pássaros, onde se possam alimentar e se tornem numa visita bem-vinda ao seu jardim. Ou faça uma sementeira com plantas que atraiam pássaros.  As aves são uma forma eficaz de controlar pragas. Insectos como abelhas, joaninhas e besouros desencorajam o crescimento de insectos indesejados.

JOIN THE DISCUSSION

4 × 2 =