TVCABO oferece serviço de acesso livre à Internet ao instituto Camões

O instituto  Camões (IC) passa a beneficiar a partir desta segunda-feira (12) de serviço de conexão gratuita à internet ao abrigo de um acordo de parceria celebrado hoje em Maputo entre aquela instituição e a  TVCABO Moçambique.

Com este novo serviço, o IC  pretende disponibilizar aos usuários da sua biblioteca, na sua maioria jovens, uma maior e melhor acessibilidade à informação.

Durante a assinatura do memorando de entendimento, a embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva, sublinhou o impacto positivo que o acesso livre à internet poderá ter nas pesquisas e nos hábitos de leitura dos usuários da biblioteca do Instituto Camões. “Nos dias que correm, o acesso à  informação é uma ferramenta muito importante. Os utentes vão poder aceder às obras que já disponibilizamos na nossa biblioteca e a vários outros títulos e informação disponível na internet”, disse Maria Amélia Paiva.

A Directora Geral da TVCABO Moçambique, Raquel Cruz,  explicou que a disponibilização da rede de hotspots WiFi inteiramente grátis no IC enquadra-se na contribuição que a TVCABO Moçambique tem prestado aos espaços educacionais e culturais. “É algo que para nós é muito importante, e com  o qual gostamos de nos associar e  colaborar. Nós acreditamos que  o acesso a informação é um motor fundamental ao desenvolvimento económico e social. E é isso que queremos trazer aos usuários da biblioteca do Instituto Camões”, disse.

Além da embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva e da Directora Geral da TVCABO, Raquel Cruz, estiveram na cerimónia da assinatura do acordo, o Administrador da TVCABO, Pedro André de Sousa, o Presidente da Comissão Executiva da Visabeira Moçambique, António Jorge Costa, e a Directora do Instituto Camões, Alexandra Pinho.

 

 

JOIN THE DISCUSSION

18 − six =