Emagrecer com Quiabo

Incluir o quiabo na dieta para emagrecer ajuda na perda de peso porque ele é um vegetal muito pobre em calorias, apresentando apenas 30 kcal a cada 100 g de quiabo cru. Além disso, ele é rico em fibras, nutrientes que aumentam a sensação de saciedade e fazem com que a fome demore mais tempo a chegar.

Além disso, as fibras também facilitam a digestão e ajudam a regular o intestino, auxiliando também no controle de problemas como colesterol alto e diabetes.

Como usar

Para emagrecer, o ideal é consumir o quiabo cru, refogado ou cozido, podendo incluir esse vegetal no preparo de pratos quentes, sucos ou saladas.

Para evitar que se libere a baba característica do quiabo quando é cozido, pode-se acrescentar algumas gotas de limão na sua cozedura ou deixar os quiabos de molho em água com limão ou vinagre durante cerca de 30 minutos antes de cozinhá-los.

Também é importante lembrar que o efeito de emagrecimento é maior especialmente se o quiabo for incorporado em uma dieta equilibrada e acompanhada de prática de atividade física regular. Para emagrecer de forma saudável sem prejudicar a saúde é importante ter o acompanhamento de um nutricionista, que irá prescrever um plano alimentar de acordo com os objetivos e necessidades de cada indivíduo.

Receita de Carne moída com Quiabo

Ingredientes:

1/2 kg de carne moída (feita de carnes magras, como o patinho), 250 g de quiabo, Suco de 2 limões, 1 cebola média picada, 3 dentes de alho amassados, 2 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de orégano, sal, pimenta e salsa a gosto.

Modo de preparo:

Lavar e cortar as pontas dos quiabos e deixá-los de molho em água com limão por 30 minutos. Retirar da água e enxugar para não criar a baba. Em seguida, deve-se cortar os quiabos em pedaços médios e reservar. Temperar a carne com alho, pimenta, sal e salsinha e refogar em uma panela com azeite e cebola. Deixar cozinhar por cerca de 20 minutos. Adicionar o quiabo e o orégano, deixando cozinhar por mais cerca de 10 minutos. Servir ainda quente.

Salada de Quiabo com Ricota

Ingredientes:

200 g de quiabo, 1 pimentão amarelo pequeno, 1 cebola média em rodelas, 50 g de azeitonas, picadas, 150 g de ricota fresca, 3 colheres de sopa de vinagre, 3 colheres de sopa de azeite, Suco de ½ limão e Sal a gosto.

Modo de preparo:

Lavar o quiabo, cortar as duas pontas e deixar de molho em água com o suco de limão por 15 minutos. Escorrer e, em uma panela com água e sal, cozinhar o quiabo por 10 minutos. Escorrer, deixar esfriar e em seguida cortar os quiabos em rodelas. Aferventar as cebolas ou refogá-las rapidamente em azeite, para perder o ardor. Esfarelar grosseiramente a ricota e reservar. Assar o pimentão no forno alto por 10 minutos, cortando-o em tiras ou cubos grandes em seguida. Em um recipiente, misturar todos os ingredientes, adicionar as azeitonas e temperar com vinagre, azeite e sal.

www.tuasaude.com.br

JOIN THE DISCUSSION

14 + thirteen =