Brisa temperada pelo Sol e Mar da KaTembe

Tudo começou numa aventura e terminou também em aventura. Pelo menos é assim que qualifica o seu empreendimento Marcos Anselmo, proprietário e gerente do Sol e Mar, um restaurante localizado no distrito da KaTembe.

A convite de um amigo, Marcos Anselmo que vivia na cidade de Inhambane decidiu partir para uma aventura pela província de Maputo. Quando esperava deixar-se encantar pelas famosas praias da Ponta d’Ouro ou Inhaca, Anselmo viu-se surpreendido pela simpatia da população do distrito da KaTembe. Ao mesmo tempo, Marcos Anselmo notava a ausência naquele local de um espaço para refeições à base de produtos do mar. Foi assim que nasceu oSol e Mar, o qual considera uma aventura por tratar-se de um estabelecimento que o obrigou a fixar-se naquele distrito.

RestauranteA alguns metros da praia da KaTembe, o Sol e Mar faz uma combinação entre os raios solares sentidos a partir da praia com as ondas do mar de onde saem grande parte dos ingredientes que fazem o menu daquele estabelecimento. Inacreditável é pensar que Marcos Anselmo embarcou nessa aventura sem sequer saber preparar um prato de mariscos.

“Por isso digo que isto é uma aventura, porque abri sem pensar na dimensão que teria. Tive que pedir ajuda a um amigo que vivia do outro lado, em Maputo. Ele tinha que atravessar diariamente, e isso acarretava custos, por isso me desafiei a saber preparar os pratos em seis meses. E assim foi. Tive apenas um semestre para assegurar a continuidade deste estabelecimento”, conta.

imagesCinco anos depois, Marcos, sente-se orgulhoso por ter conseguido levantar um empreendimento que parecia incerto. Hoje ele é o chefe da cozinha, e não permite que falte o arroz com camarão e alho, caldeirada de mariscos, camarões fritos com mostarda, arroz de bacalhau, peixe cozido, grelhado, entre outras opções. “Há pratos que são a cara da casa, não podem faltar”, confidenciou o proprietário que está também a formar um outro chefe de cozinha. “Tenho que apostar também em pratos tipicamente nacionais, e preciso também descentralizar as minhas funções, por isso estou a formar um outro chefe de cozinha. Juntos iremos pôr este ‘barco’ ainda mais forte”, confia o proprietário, que se mostra desafiado também pela afluência que a ponte Maputo-KaTembe poderá causar futuramente. “Não quero que a ponte venha a constituir uma desvantagem, pelo contrário. Queremos ganhar muito com isso, por isso estamos a aumentar o pessoal e a oferta de pratos”.

Restaurante Sol e Mar

Distrito da KaTembe (a alguns metros da praia)

Horário: Segunda a sábado (8h às 21h) / domingos (9h às 18h)

Contacto: +258 82 2245654/8

JOIN THE DISCUSSION

ten − six =